O Parque Natural Municipal da Lajinha está localizado a sudoeste do centro da cidade, na entrada de Juiz de Fora, na direção da BR 040, sendo um cartão de visita da cidade. Possui uma área de aproximadamente 867.000 m² , distribuídas em áreas de mata nativa, trilhas, lago, jardins e passeios, onde podemos sentir a natureza em toda sua extensão.
Como imagem urbana, considera-se o Parque como uma “ilha” de amenização isolada fechada para a cidade. Caracteriza-se pelo predomínio de elementos naturais em sua composição e pela independência espacial com relação à malha urbana. Tem a função de lazer, ativo e passivo, como contraponto à sociedade industrial.
O Parque têm como finalidade a manutenção de valores naturais ou culturais que mereçam ser perpetuados e conservado para a manutenção do equilíbrio ecológico.
O Parque Natural Municipal da Lajinha, assim denominado pelo Decreto n.º 11.266 de 10 de julho de 2012, ocupa a área da antiga Fazenda da Lajinha, havida por desapropriação pela Prefeitura de Juiz de Fora em 1978.
A Floresta Nativa do Parque Natural Municipal da Lajinha é uma das áreas remanescentes da Mata Atlântica do município que abriga um tipo de vegetação caracterizada como Floresta Estacional Semidecidual Montana. No passado era uma Mata maior contígua e formada pelas matas do Campus Universitário, Fazenda Santa Cândida e Mata do Imperador. A fauna é constituída, predominantemente, por aves, peixes, mamíferos de pequeno e médio porte, répteis e artrópodes. Prefeitura de Juiz de Fora - Secretaria de Meio Ambiente - Parque da Lajinha O Parque Natural Municipal da Lajinha é atualmente a única área verde de médio porte do município, aberta ao público para o lazer e o turismo ecológico. Com todo este potencial, está sendo estudado e analisado para a implantação de um Plano de Manejo, que está sendo elaborado pelos consultores do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, em convênio com a Prefeitura de Juiz de Fora, sendo o município escolhido entre vários outros da América Latina. O Plano de Manejo está em fase final para apreciação da comunidade de Juiz de Fora e da administração municipal.
Com a implantação do Plano de Manejo, o atual Parque Natural Municipal da Lajinha será incluído na categoria de uma Unidade de Conservação, de acordo com o SNUC –Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, com fins científicos, culturais, de turismo, de lazer e um espaço destinado às práticas de Educação Ambiental.
É dotada de equipamentos como: Coreto, Bonde, Quiosque, Viveiro de Plantas e atrativos naturais para o lazer ativo e contemplativo como: Lago, Cachoeiras, Trilhas e Jardins . Um dos destaques é o Centro de Educação Ambiental (Cedam).